Copyright ARS Esquadrias de Alumínio. Todos os direitos reservados. 

Dicas de Conservação

Saiba como limpar e conservar suas esquadrias de alumínio

Como devo limpar minha esquadria?

A limpeza das esquadrias em geral, incluindo guarnições de borrachas, escovas e vidros, devera ser feita com uma solução de água e detergente neutro (50ml de detergente para cada litro d'água) e com auxílio de esponja macia. Esse tipo de limpeza é recomendado a cada 12 meses para esquadrias instaladas em zona urbana e rural ou a cada 3 meses caso esteja em zonas marítimas ou industriais.


Para janelas e portas de correr é recomendado que seus trilhos inferiores sejam constantemente limpos, para se evitar o acúmulo de poeira, que com o passar do tempo, vão se compactando pela ação de abrir e fechar, transformando-se em crostas de difícil remoção, ao mesmo tempo em que compromete o desempenho dos rolamentos exigindo sua troca precoce. Essa limpeza pode ser feita com auxílio de um aspirador de pó ou ainda com pincel seco.



Posso limpar com a ajuda de objetos como removedor, tíner e outros produtos químicos ou ainda ferramentas como espátulas?

Não. Você não deve usar, em hipótese alguma, objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar na limpeza de “cantinhos“ de difícil acesso. Também não deve utilizar detergentes que contenham saponáceos em sua fórmula, esponjas de aço de qualquer espécie.

O uso de tais produtos, num primeiro instante, pode deixar a superfície mais brilhante e bonita. Porém, em sua fórmula existem componentes que vão atrair partículas de poeira que agirão como abrasivo, reduzindo a vida do acabamento superficial do alumínio. De outro lado, os produtos derivados de petróleo, podem ressecar plásticos e borrachas, fazendo com que percam sua ação vedadora.


O que fazer em caso de riscos.


​ Se sua esquadria sofreu um risco na pintura eletrostática, a recomendação é utilizar cera automotiva.


Caso o risco seja muito forte utilize massa de polir automotiva nº. 1 ou 2. Após sua aplicação, a pintura irá perder um pouco de brilho, que será recuperado com o uso posterior de cera automotiva.

Em caso de dúvida, antes de utilizar qualquer produto que possa por em risco a beleza e funcionamento de suas portas e janelas, consulte-nos.